Notícias
31 MAI
Completa-se 49 anos da Páscoa de Frei Salvador Pinzetta
Faleceu no dia 31 de maio de 1972 as 18h00min, hora da Ave Maria e véspera da festa de Corpus Christi. Duas devoções que viveu intensamente: Nossa Senhora e a Eucaristia. Antes de sua morte, três sacerdotes administraram-lhe a Unção dos Enfermos. Foi sepultado no Cemitério Municipal, no jazigo dos Frades Capuchinhos. Seu enterro coincidiu com a procissão de Corpus Christi onde fora substituída pelas celebração e funeral do estimado frade Pinzetta.
Durante mais ou menos 27 anos de sua missão em Flores da Cunha, o Frei Salvador exerceu diversas atividades: na cozinha, na portaria, na horta, no jardim, na roça, na apicultura, na coleta da uva das famílias, na cantina preparando o vinho. Trabalhava acompanhando os jovens candidatos à vida religiosa. Durante o trabalho, rezava o terço e outras orações com os companheiros ou fazia momentos de silêncio. Frei Salvador não vivia ocioso. Quando não estava no serviço, vivia na capela rezando, semelhante à sua postura quando ainda jovem.
O povo recorda com saudade e carinho o atendimento que ele prestava na portaria, acolhia a todos com alegria e bom trato. Aos necessitados, antes da esmola dava-lhes conselhos e mensagens. Repartia com as famílias sementes, mudas de hortaliças, recomendando que as plantassem acompanhadas de oração e muita fé. Com respeito e responsabilidade, piedade e bom censo, Frei Salvador levava a Comunhão aos doentes, mas não indiscriminadamente. A uns só levava de mês em mês, porque percebia a pouca disposição. A outros, de forma quinzenal ou semanal. Se um doente não manifestasse fé ou interesse pela oração, nem sinais de crescimento espiritual, suspendia temporariamente a Comunhão e visitava mais seguido, levando consigo mensagens bíblicas e importantes conselhos. Quando passava em frente a casas de pessoas indiferentes ou até fábricas orientadas por injustiças, parava um pouco com a Eucaristia nas mãos e rezava pedindo a Jesus por aquelas pessoas.
Venerável Frei Salvador, rogai por nós.